Você consegue imaginar a famosa princesa dos contos de fadas, aquela amiga dos anõezinhos, sendo flagrada pelos visitantes do parque mais famoso do mundo, fumando um cigarrinho, porque está no seu horário de intervalo?

 

Esta cena impossível de ser vista neste parque, acontece TODOS os dias através de milhares de colaboradores que não foram treinados pelas suas empresas e detonam com a imagem de inúmeras corporações, que gastam uma fortuna com propaganda para construir a sua imagem e não investem um centavo em treinamento sobre POSTURA.

 

Percebe-se que muitos gestores se preocupam com a  POSTURA de seus colaboradores da PORTA PARA DENTRO e não estão nem aí com a postura que eles terão nos arredores e nos intervalos permitidos por lei.

 

Certa vez, eu presenciei um colaborador da limpeza de um shopping center, com uma mão apoiada na vassoura e a outra com uma latinha de cerveja bem gelada. Achei a cena digna de dó (não pela cerveja geladinha). Mas, pelo abandono daquela organização que não investe em gente e tem a cultura do extrativismo, a cultura de somente retirar e não devolver nada em troca.

 

Muitas empresas que concentram um grande número de colaboradores ainda não se preocupam em construir um GRÊMIO para os seus colaboradores. É óbvio que existem empresas que além de construir um GRÊMIO, dinamizam esse espaço com diversas ações que estimulam a presença das pessoas e ainda agregam valor ao negócio.

 

Este texto foi escrito por ter presenciado recentemente, uma grande operação de varejo, que foi inaugurada bem próximo ao nosso escritório. Todos os dias eu presencio nas calçadas da região, diversas rodinhas de funcionários: alguns sem camisa, outros fumando, outras contando piadas, outros sentados no chão e outros no clima de paquera, pois “secam” todas as mulheres que passam por perto. 

 

Essas as atitudes são normais quando presenciamos frequentadores de uma balada, de um parque ou de um bar. Mas, quando presenciamos pessoas com uniforme ou crachá tendo esse tipo de postura é bem estranho. É como ver a princesa fumando naquele parque famoso, durante o horário de intervalo.

 

Costumo perguntar em meus treinamentos sobre POSTURA: O QUE É MAIS IMPORTANTE: TER OU APARENTAR QUALIDADE?

 

Qual a sua resposta? Pense nisso?

A maioria das plateias respondem que o MAIS importante é: TER qualidade.

 

E eu pergunto para essas pessoas: SE VOCÊ PERGUNTAR PARA UMA SUPER MÃE: QUAL DOS SEUS DOIS FILHOS É O MAIS IMPORTANTE? O QUE ELA VAI RESPONDER?

 

Certamente, a SUPER MÃE vai responder que OS DOIS são IMPORTANTES e que não existe o MAIS importante.

 

Quando alguém diz que o MAIS importante é o “X”, é porque ela não dá a MESMA importância para o “y”, ou seja, essa “ARMADILHA” que eu aplico durante a palestra, é para mostrar que as pessoas que dizem que o MAIS importante é o TER é porque não dão a MESMA importância para o APARENTAR.

 

A maioria das pessoas ainda não se preocupam com a IMAGEM que elas sempre VENDEM querendo ou não querendo. Todo mundo sempre está vendendo uma IMAGEM. Até o vendedor que não conseguiu vender o produto (aquilo que é TANGÍVEL), sempre estará vendendo a imagem (aquilo que é INTANGÍVEL). Quando eu estou com plateias de vendedores eu sempre os lembro: JAMAIS DIGA: EU NÃO CONSEGUI VENDER NADA PARA ESSA PESSOA! 

A IMAGEM é o que fica.

 

E qual será a IMAGEM que estamos vendendo todos os dias para as pessoas ao nosso redor?

 

O que fica na mente é o INTANGÍVEL. O produto é TANGÍVEL, com o passar do tempo ele solta as tiras, desbota, envelhece e facilmente cairá no ESQUECIMENTO. Mas, a IMAGEM é o que fica.

 

Presenciei inúmeros casos onde uma pessoa mais nova, seja por idade ou tempo de empresa, acaba sendo promovida na frente de veteranos que lutavam por uma promoção. Muitas, vezes a pessoa que foi promovida buscou APARENTAR tudo aquilo que ela TEM e os veteranos buscaram apenas TER, TER e TER, ou seja, TER dedicação, TER conhecimento, TER comprometimento e numa escala de 0 á 10, chegaram aos 9 pontos e APARENTAVAM apenas 5 pontos. Os veteranos não sabiam a importância do MARKETING PESSOAL. Não sabiam VENDER a IMAGEM que TINHAM. E quero lembrar que os gestores não possuem BOLAS DE CRISTAL para adivinhar aquilo que você não sabe MOSTRAR ou APARENTAR. Muitos gestores promovem novatos que conseguiram TER 6 pontos e APARENTAR 6 pontos, ou seja, para o gestor o NOVATO vende a imagem de 6 e o veterano vende a imagem de 5 e ele não tem BOLA DE CRISTAL para adivinhar aquilo que não é vendido. É isso que deixa os veteranos que conseguiram TER 9 pontos, indignados.

 

Os veteranos pensam: “Eu TENHO muito MAIS dedicação, conhecimento, comprometimento. Eu conseguir TER 9 pontos e o novato conseguiu TER 6 pontos. Como a empresa promoveu ele e não eu?”

 

A questão é que o novato APARENTA 6 e TEM 6, ou seja, ele é como a mãe do nosso exemplo, pois acredita que os dois filhos são importantes.

 

Faço votos que as empresas, as áreas, os grupos e as pessoas invistam mais em treinamentos sobre POSTURA e cuidem da sua IMAGEM dentro do horário de expediente e, principalmente, nos horários de intervalo.

 

Espero que este texto tenha ajudado, pois tenho certeza que você lembrará dele, na próxima vez que alguém perguntar: O QUE É MAIS IMPORTANTE: TER OU APARENTAR?   

 

Peço que você dê um like, compartilhe com os seus contatos nas redes sociais e, se possível, redija um comentário para me ajudar na avaliação desta publicação.