1. Qual seu nome?
  2. 22
    Novembro

LIGO PARA VOCÊ
Ligo hoje mesmo para você, preencha abaixo com seu nome e telefone
Nome completo
E-mail *
Telefone
im11

INTELIGÊNCIA MORAL

Muito se falou sobre Inteligência Emocional. Mas, agora eu quero te falar sobre IM – Inteligência Moral.

 

Tenho citado em minhas palestras, o exemplo de um proprietário de uma famosa empresa que teve o privilégio das filhas escolherem trabalhar no negócio do pai. Sabe-se que muitos filhos não optaram por trabalhar na empresa do pai. Muitos filhos presenciaram o pai ralar, ficar doente, quebrar várias vezes, para depois construir um império e não querem isso para as suas vidas. Mas, esse privilegiado tirou a sorte grande, pois as filhas e a esposa decidiram chegar cedo, humanizar o negócio e trabalhar muito todos os dias na empresa desse BAM-BAM-BAM. Mas, você deve estar se perguntando: O que isso tem a ver com IM- Inteligência Moral?

A questão é que esse CEO, tem o hábito de seduzir e convidar algumas das suas colaboradoras mais belas para ir ao motel. A pergunta que eu tenho incentivado em minhas palestras é: SERÁ QUE O RACIOCÍNIO LIMITADO DESSE INDÍVÍDUO É O MESMO UTILIZADO PARA TOMAR DECISÕES, GERIR PESSOAS E ADMINISTRAR O NEGÓCIO? OU SERÁ QUE SÃO DOIS RACIOCÍNIOS DISTINTOS?

 

ENCERRAMENTO_RETAIL_ANALIA_JLROCHA_26_11_2014_BAIXA-48

 

A falta de IM – Inteligência Moral em seduzir as beldades da sua equipe, mostra que o mesmo raciocínio POBRE é utilizado para tomar decisões, gerir pessoas e administrar a empresa. Prova disso é que essa empresa “está mal das pernas”.  Desta forma, fica fácil compreender a causa que fez tantos impérios desabarem na história da humanidade. O próprio Império Romano foi as ruínas após a ÉTICA e a MORAL deixarem de ser VALORES e virarem conceito.

 

Quero terminar com uma homenagem ao excelentíssimo senhor doutor juiz Sérgio Moro que afirmou que nem o “Mensalão” e nem a “Lava a Jato”, irão mudar o Brasil e, sim, a MUDANÇA DE ATITUDE de cada brasileiro.

 

Faço um convite para que você imagine uma escala de 1 à 9, pois ninguém é zero e ninguém é dez e responda: Em qual estágio você está em relação a IM-INTELIGÊNCIA MORAL ?Como você lida com as questões MORAIS da sua vida?Se finge de morto ou encara de frente?

 Lembre-se que o mesmo raciocínio que VOCÊ usa para lidar com as questões MORAIS é o raciocínio que você usa para alcançar os seus objetivos.  

 

Eu te convido para usar a IM-INTELIGÊNCIA MORAL, principalmente, quando não tem ninguém por perto.

 

Não podemos mais usar o método das religiões e das leis, onde ensina-se que os DESOBEDIENTES serão castigados e punidos se não praticarem a IM – INTELIGÊNCIA MORAL. Já está na hora de fazer o BEM por EVOLUÇÃO da IM-INTELIGÊNCIA MORAL e não por temer castigos e punições. 

 

Desejo que cada instituição levante a bandeira da IM-INTELIGÊNCIA MORAL e que cada indivíduo, grupo, escola, família e empresa, assuma o papel de fortalecer esse incrível pilar que sustentará o futuro das próximas gerações.

 

Jeferson Lopes da Rocha é sócio proprietário da JLRocha & Associados Consultores e atua na área de treinamento e desenvolvimento desde 1983.

Menu