1. Qual seu nome?
  2. 21
    Novembro

SOBRE MIM
Consultor Comercial de T&D.

Formação Acadêmica: Economia – Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Experiência de 30 anos nas áreas comercial, financeira e administrativa em grandes corporações.
foco

FOCO É SABER DIZER NÃO

Tente imaginar um grupo de formigas sendo capaz de desviar de um pirulito bem açucarado. A imagem acima foi utilizada para explicar como Steve Jobs definiu a palavra FOCO. Na opinião de Jobs, FOCO significa SABER DIZER NÃO para tudo aquilo que pode te desviar do seu OBJETIVO MAIOR.

 

Mas, como fazer um grupo de pessoas desviar daquilo que elas mais gostam?

Acreditamos que desviar formigas de algo bem açucarado seja algo extremamente difícil, pois esses insetos seguem os seus instintos naturais. Mas, ajudar pessoas a desviar de seus comportamentos instintivos e encontrar o caminho da evolução é plenamente possível e está ao alcance de TODOS. Basta ter FOCO. Mas, como fazer com que as pessoas tenham FOCO? Como despertar pessoas que estão acostumadas a saciar os seus prazeres mais instintivos? Como fazer com que as pessoas queiram e consigam construir e buscar um OBJETIVO MAIOR em suas vidas, dentro e fora do trabalho?

Existem pessoas que estão mais próximas do ponto de partida (INSTINTOS) do que do ponto de chegada (EVOLUÇÃO). O instinto mais primitivo que existe chama-se: SOBREVIVÊNCIA. Este instinto significa colocar o EU em primeiro plano e não o NÓS, tipo: EU tenho que sobreviver.

Existem 02 tipos de pensamentos: VERTICAL e HORIZONTAL. Vertical significa o EU, ou seja, significa olhar o próprio umbigo. HORIZONTAL significa o NÓS, ou seja, desenvolver uma visão 360, onde o OBJETIVO MAIOR é satisfazer o TODO.

 

Quando um cliente expõe um vendedor ao vexame, por gritar e insultar, ele está usando a visão VERTICAL, ou seja, o olhar o próprio umbigo é tão intenso que ele mal enxerga a outra pessoa que é ridicularizada na frente dos outros. É como se a pessoa dizesse: EI, VEJA O QUE EU ESTOU FAZENDO – ESTOU TÃO PREOCUPADO EM SATISFAZER A MINHA NECESSIDAE QUE MAL CONSIGO VER VOCÊ. EU PASSO COMO UM ROLO COMPRESSOR SOBRE VOCÊ.

 

Um dos exemplos mais extremistas do PENSAMENTO VERTICAL é a PEDOFILIA, onde adultos de todas as idades, classes sociais e credos, são capazes de escolher uma criança para saciar os seus desejos sexuais. É como se o pedófilo dissesse: EI, VEJA O QUE EU ESTOU FAZENDO – ESTOU TÃO PREOCUPADO EM SATISFAZER A MINHA NECESSIDAE QUE MAL CONSIGO VER VOCÊ. EU PASSO COMO UM ROLO COMPRESSOR SOBRE VOCÊ.

 

 Políticos desviam dinheiro público graças ao uso do PENSAMENTO VERTICAL.

 

Estes exemplos mostram o tamanho do DESAFIO ao querer que as pessoas tenham FOCO.

 

Como ensinar pessoas que ainda sentem prazer por saciar os seus impulsos mais primitivos e que as tira do caminho da evolução, a desviar e SABER DIZER NÃO?

 

Você sabe como fazer isso? Eu sei e já ajudei milhares de pessoas a descobrirem esse caminho que tem formado um verdadeiro exército de FOCADOS.

 

Dediquei 32 anos em estudos e desenvolvi uma metodologia extremamente eficaz que mostra que MISSÃO e VISÃO não devem ser quadros DECORATIVOS pendurados nas paredes das organizações. Saber o caminho e como caminhar é algo muito sério que tem levado muita gente a descobrir OBJETIVOS MAIORES que promovem prazeres reais e não ilusão, que ajudam no processo de EVOLUÇÃO e transformam pessoas e organizações.

 

Acompanhe os meus artigos e conheça cada passo desta incrível jornada de transformação da espécie humana.

 

Peço que você dê um like, compartilhe com os seus contatos nas redes sociais e, se possível, redija um comentário para me ajudar na avaliação desta publicação.
Jeferson Lopes da Rocha é palestrante e atua na área de treinamento desde 1983. É sócio proprietário da JLRocha & Associados.

Menu