Seguem algumas dicas que auxiliam o bom atendimento e fidelizam clientes:
Atenção para não abordar os clientes de maneira frontal e, sim, diagonal;
Cuidado para não saudar os clientes, dizendo: Pois Não? Posso ajudá-lo?
Mantenha a cabeça erguida e comunique-se com linguagem não-verbal (acenos, balançar de cabeça, sorrisos). Assemelhe-se aos bons garçons que mantém a cabeça erguida e usa gestos, para atender vários clientes;
Caso você esqueça o nome do cliente, peça para outro colega aproximar-se, enquanto você busca alguma mercadoria, cumprimentá-lo e sutilmente perguntar o nome e em seguida dizer à você.
Lembre-se que sondagem bem feita evita desperdício de tempo e futuras trocas de mercadorias;
Perceba qual o canal que mais prende a atenção do cliente: audição (fale sobre o produto), visão (mostre o produto) ou sensação (convide-o para experimentar, sentir, pegar o produto). Cada cliente é diferente;
Perca a inibição e pergunte qual o motivo que está impedindo o cliente de levar determinado produto;
Na falta de determinado produto, faça sugestão de alternativas ou produtos similares;
Feche a venda oferecendo mais alguma coisa e nunca diga: É só isso mesmo? Mais alguma coisa?;
Aproveite para cadastrar cada cliente e formar um “mailing” atualizadissimo.