1. Qual seu nome?
  2. 23
    Abril

RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS

Post 1 of 32

A partir dos anos 80, nota-se que as empresas tem se preocupado com problemas que envolvem a sociedade e o meio ambiente no qual estão envolvidas.

Elas passam a compreender a importância de se responsabilizarem por áreas como, educação, saúde, moradia. Nas quais o Estado não tem conseguido suprir eficientemente as necessidades da população. Rompendo o velho paradigma de que as empresas  só se preocupam  com a geração de lucros, tornou -se estritamente necessário para a empresas sobreviver no mercado a preços baixos, produtos de qualidade e marketing inteligente, ressaltando também que o consumidor está cada vez mais seletivo preferindo empresas que realmente se integram à sociedade.

 Além da melhoria da imagem da empresa, a ação social pode proporcionar outros benefícios. Os funcionários envolvidos com projetos sociais sentem-se imensamente recompensados, com uma grande satisfação pessoal, contribuindo para a melhoria de seus desempenhos. Aspecto este que passou a ser extremamente importante num mercado de constantes incertezas, em que os empregados convivem diariamente com a possibilidade de demissão. É inevitável o fato de que fazer o bem e conscientizar-se de sua responsabilidade social em se tornando um componente vital para o sucesso dos negócios, é mais do que isso, uma extraordinária vantagem competitiva, atraindo o mercado, gratificando os funcionários e fortalecendo a boa imagem e a empresa, ou seja, todos saem ganhando. Tomar o capitalismo mais responsável socialmente já não parece uma tarefa impossível, e existem vários grupos agindo nesse sentido, como a CAMPE CONSULTORIA Jr., da Faculdade de Economia e Administração da UFJF (Campus Universitário), de que realizou no último natal uma campanha de doação de alimentos que foram enviados para uma creche de Juiz de Fora  ( MG).

RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL NO BRASIL

Já é possível afirmar que a Responsabilidade Social Empresarial, no Brasil, superou uma primeira fase de assimilação e agora começa ser, de fato, incorporada ao dia a dia das organizações.                                                                                                                                                                                                                  O fato é que as empresas estão passando por um processo de transformação e começam a entender a diferença entre ação social e o conselho integrado de Responsabilidade social, como ferramenta de gestão empresarial.

Algumas  empresas de classe mundial como AVON, KPMG, SGS, TOYS, organizações não governamentais (ONG), sindicatos, entidades de classe, resolveram elaborar uma norma relativa às condições de trabalho.

Menu