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    Outubro

CASES JL

Primeiro Emprego

logo-shopping-metro-tatuapeLançamos o maior PLANO de INCLUSÃO SOCIAL do Setor Varejista, denominado: “Plano de Capacitação para o 1º. Emprego no Varejo”. Esta ação social possibilitou suprir a MAIOR carência do varejo: disponibilizar profissionais diferenciados que valorizam a ÉTICA, gostam muito de GENTE, buscam cada vez mais capacitação TÉCNICA e acreditam que poderão ser SUCESSORES dos atuais TALENTOS deste apaixonante setor denominado VAREJO.

Empresas cansadas dos Cursos e Palestras que tratavam os profissionais de varejo como se fossem “crianças”, “ensinando o Pai Nosso ao vigário”, encontraram na JLROCHA a solução para os seus problemas de Treinamento e Desenvolvimento, como: 95 Shopping Centers no Brasil, Banco Itaú (Agências), GM e VW (Concessionárias), VIVO (Dealears, Promotores e Consultores), PHILIPS e WALITA (revendedores) e diversas redes de lojas bem sucedidas.

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O segredo de Despertar “Talentos” no Varejo nasceu de uma Ciência chamada Andragogia (Ciência que estuda como o adulto aprende). Esta “expertise” motivou o convite para criar o “Plano de Capacitação para o 1º. Emprego no Varejo”.

Em 2005, na cerimônia inaugural tivemos a presença dos Srs. Alcides Guerra (Vice-Presidente do Mc Donalds); Álvaro Silva (Presidente da Livraria Siciliano); Edgard Menezes (Diretor do IDV); Nabil Sahyon (Presidente da Alshop), além dos gestores do Shopping Metrô Tatuapé (Contratante) e o sócio proprietário de nossa consultoria, JLRocha.

Solução Contratada

Em 2005, o Shopping Metrô Tatuapé foi pioneiro na contratação de 03 Turmas de 50 pessoas, somando 150 beneficiados, obtendo EXCELENTES resultados que motivaram a contratação de mais 09 Turmas no ano de 2006, abrangendo 09 Turmas, totalizando 600 beneficiados.

Na 1ª. Turma tivemos a adesão de aproximadamente 900 candidatos interessados nas 50 vagas existentes. Os 50 candidatos foram escolhidos de acordo com um Processo Seletivo Específico para identificar as potencialidades requeridas ao varejo, composto de “Provão de Conhecimentos Gerais, Raciocínio Lógico, Português e Redação”; “Dinâmicas de Grupo” e “Entrevista Individualizada”.

Em 2007, foi a vez do Shopping ABC investir na contratação de 4 turmas que transformaram o cenário de oferta de mão de obra qualificada para as lojas.

Detalhes na prática, o que foi criado e conquistado

SITUAÇÃO ANTERIOR – 1º. CONTRATAVAM e depois TREINAVAM
Este modelo foi responsável pelos principais problemas de inadequação de pessoal e altos índices de “turno ver”, pois depois de contratados os colaboradores recebiam um curso breve e em seguida sentiam-se “jogados aos leões”, causando falhas de atendimento, venda e gestão. A retirada para T&D tornava-se difícil e gerava muita resistência.

SITUAÇÃO ATUAL – 1º. TREINAM e depois CONTRATAM
Os candidatos recebem um CURSO completo de 82 horas/ aula e não apenas PALESTRAS superficiais e que não causam mudanças efetivas de comportamento. O CURSO abrange: Estoque, Reposição, Caixa, Atendimento, Venda, Gerência, Código de Defesa do Consumidor, Ética, Marketing Pessoal, Postura Profissional Moderna, Vitrine, Preparação para a Busca do 1º. Emprego e Reciclagem em Português e Matemática.

Além das 82 horas/ aula, conseguimos o APOIO de diversas Empresas que ministram MÓDULOS-EXTRAS que enriquecem a Formação dos participantes, auxiliando na complementação e na ilustração dos MÓDULOS-FUNDAMENTAIS, como:

a) FACULDADE BRASÍLIA – a parceria abrange o empréstimo de Sala e a aplicação da “Reciclagem de Português e Matemática”.

b) O BOTICÁRIO (V. Formosa) – palestras específicas sobre maquiagem, estética facial, cuidados com o cabelo, etc.

c) UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI e ADCOS – Profissionais de Estética ensinam como prevenir desgastes causados pelo ar condicionado, iluminação, etc. Todos ganham uma “Limpeza de Pele”.

d) TELECHEQUE – palestras específicas sobre prevenção de fraudes e cuidados no recebimento de cheques, cartões, etc.

e) POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO – palestras sobre “Segurança e Medidas Preventivas”, diante das principais ocorrências do Setor Varejista.

f) TNG – Palestra sobre “Expectativas dos Varejistas na Contratação para o 1º. Emprego” e orientações sobre oportunidades de carreira e de satisfação pessoal.

g) TEATRO MOTIVACIONAL – apresentações de esquetes específicas para o varejo, como: “O seu bolso não é o bolso do cliente, portanto venda, venda e venda!”.

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