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  2. 21
    Outubro

CASES JL

Mitsubishi

A consolidada marca japonesa Mitsubishi Motors, expandiu a sua rede de concessionárias no Brasil e dinamizou o seu processo de concorrência interna.

Além de disputar clientes com as melhores marcas do mercado automobilístico, o crescimento de pontos de venda acelerou a disputa interna entre as concessionárias da própria marca.

Este cenário de concorrência cada vez mais acirrada, motivou a iniciativa de acelerar os investimentos em pessoas, já que o diferencial não poderia estar no produto, preço ou forma de pagamento.

Os treinamentos oferecidos pela fábrica sobre produtos, através de sessões presenciais e via plataforma de e-learning, já não eram suficientes para garantir a diferenciação das equipes.

Neste cenário, surgiu a decisão de investir em ações particulares de aperfeiçoamento das equipes. A busca pelas melhores soluções em treinamento e desenvolvimento, motivou a contratação da JLRocha.

Solução Contratada

A maior rede de concessionárias da Mitsubishi no Brasil, a Cardinal, contratou duas soluções surpreendentes:

A primeira solução foi uma palestra ministrada para todos os seus colaboradores, no período da noite (19:00 às 22:00). A adesão foi total, sendo desde as equipes de funilaria e pintura, peças, acessórios, vendas, administração e terceiros (seguro, despachante, financiamento, etc.). Esta palestra objetivou alinhar todas as áreas, grupos e pessoas.

A segunda solução foi um programa exclusivo para os profissionais da área comercial. Neste caso, optamos por substituir a palestra pelo curso, pois a carga horária de 12 horas/aula permitiu desenvolver os assuntos.

Detalhes na prática, o que foi criado e conquistado

A JLRocha é movida por desafios e ficamos extremamente motivados com duas situações:

1- Surpreender as pessoas que estavam desmotivadas de ter que participar de um treinamento no horário noturno (19:00 às 22:00), após ter trabalhado o dia inteiro;

2- Promover aprendizagem transformadora em pessoas reunidas no mesmo treinamento, com necessidades e expectativas tão diferentes, como: copeira, vendedor e diretor.

A segurança que temos na nossa metodologia de aprendizagem, permitiu oferecer a garantia que todos iriam se surpreender. E foi isso que aconteceu A Mitsubishi também contratou a nossa equipe de Teatro Corporativo, para realizar intervenções nas áreas, 15 minutos antes do final do expediente, para evitar que as pessoas fossem embora ao invés de assistir a palestra.

Os resultados foram surpreendentes e a adesão foi total. 3 atores vestidos de policiais visitaram as áreas e “multaram” vários atrasados.

Diferentemente da palestra de abertura, o curso foi oferecido somente para as pessoas da área comercial e teve duas opções de horário: 9:00 às 13:00 e 14:00 às 18:00. Desta vez, além de manter o foco dos participantes devido ao treinamento ocorrer no próprio local de trabalho e no horário do expediente, o desafio era sair da mesmice dos treinamentos de vendas e garantir uma mudança nas técnicas de venda e no relacionamento com os clientes internos e externos.

O sucesso foi tão grande que outras concessionárias contrataram as mesmas estratégias para treinar e desenvolver as suas equipes.

O reconhecimento deste trabalho foi refletido na melhoria dos índices de qualidade, integração, motivação e produtividade dos participantes

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