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    Outubro

CASES JL

Aquamar

É uma rede de varejo carioca que nasceu em 1986. Aos poucos, desenvolveu uma rede de mais de 20 lojas. Quebrando paradigmas apostou em um modelo de negócio, baseado em dois pilares, variedade de produto e layout luxuoso.

O espaço grandioso, a escadaria no estilo vitoriano e o lustre imponente de cristal, criaram uma atmosfera acolhedora que faz lembrar um castelo de conto de fadas.

O sucesso alcançado no mercado nacional e os planos de tornar a empresa uma referência para o mundo, motivou em 2014, a inauguração de uma loja no Soho, um dos bairros mais badalados de New York.

Nesse incrível processo de crescimento, a Aquamar contratou a JLRocha para intensificar os investimentos em pessoas, com o objetivo de formar e desenvolver pessoas compatíveis com a evolução da empresa.

Solução Contratada

A JLRocha iniciou um conjunto de soluções integradas para implantar o binômio crescimento-desenvolvimento, que significa garantir que o plano de expansão das lojas esteja em harmonia com o plano de qualificação das pessoas.

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O início das atividades foi através da estruturação de uma Academia de Talentos, onde a principal meta foi integrar todas as ações de treinamento e desenvolvimento, desde os próprios até os terceirizados.

A JLRocha também foi responsável pela implantação de um Portal de Treinamento que faz a gestão total da integração de todas as ações de treinamento e desenvolvimento.

Além das soluções em treinamento e desenvolvimento, a JLRocha desenvolveu um projeto denominado RH Integrado, para alinhar as políticas de captação, capacitação e manutenção de Talentos.

Detalhes na prática, o que foi criado e conquistado

O lançamento da Academia de Talentos foi através de uma palestra que abrangeu todas as áreas, denominada Abre Alas. Esta palestra desenvolveu um conjunto de competências que objetivaram:

a) Despertar o desejo de querer a continuidade dos treinamentos por parte dos participantes e não apenas da diretoria;

b) Conscientizar os participantes sobre a necessidade de evoluir com o crescimento da empresa;

c) Melhorar substancialmente as relações entre as áreas, grupos e pessoas.

Os treinamentos próprios foram avaliados e totalmente reformulados com a nossa assessoria.
Formamos multiplicadores internos para ministrar as 04 ações de treinamento que foram programadas para todas as áreas da empresa.

Ministramos um programa revolucionário para todas as lideranças, com encontros mensais que duraram 10 meses.

Também realizamos ações ESPECÍFICAS para as áreas que integram o escritório, com o objetivo de servir melhor as lojas.

As pessoas que perderam um dos módulos de líderes, foram convocadas para participar de turmas gatilho que sintetizaram ou reproduziram módulos perdidos, para nivelar a preparação de todos.

O Portal foi planejado para abranger desde a convocação, a composição das turmas, a troca de horário entre os participantes, as informações prévias sobre o treinamento, a lista de presença, a devolução de tarefas pós treinamento, a divulgação dos resultados da avaliação de reação, de aprendizagem e de resultados, o certificado, a foto oficial de cada turma, e, principalmente, a construção do perfil de cada participante, onde é possível a pessoa ter uma visão completa de todas as ações já realizadas e das ações que poderão ser realizadas para ajudar no sucesso profissional e pessoal.

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